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segunda-feira, setembro 10, 2012

Prova N2





 
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

1. Assinale a alternativa verdadeira.


  • A investigação acontece somente na atividade de campo, não inicia em sala de aula.
  • As investigações podem iniciar-se dentro da sala de aula e durante a etapa pré-campo.
  • Na atividade de pré-campo não há necessidade de discutir sobre o tema em questão.
  • Nas atividades de pré-campo os alunos não fazem nenhum tipo de investigação.

2. Segundo Becker (2001), a pedagogia não diretiva caminha para o fracasso por não haver interação entre o ensino e o aprendizado.



  • a alternativa que explica essa relação entre o aluno e o professor.

  • O professor acredita que o aluno obterá novos conhecimentos a partir de sua ação construtiva.****************************(errada)
  • O professor acredita que o aluno somente irá aprender a partir da repetição.
  • O aluno, através de seus conhecimentos prévios, determina a ação do professor.*********************************************(correta)
  • O aluno e o professor interagem juntamente sobre a construção do conhecimento.

3. Leia abaixo:



  • "A importância da experiência na aquisição do conhecimento é enfaticamente definida por Dewey (1959) na medida em que ele afirma que todo conhecimento provém da experiência e essa experiência ensina-nos que tudo muda, que nada há de estável no domínio da matéria e no domínio dos espíritos." Sobre os princípios de Dewey, é correto afirmar que

  • a aprendizagem tem como ponto de partida uma dificuldade que sempre é superada.
  • o ato de pensar segue os seguintes princípios: percepção e definição do problema; sugestões de possíveis soluções; comprovação e aceitação das hipóteses.
  • o homem só começa a pensar quando se encontra frente às facilidades.
  • a ideia não é uma função elaborada pela experiência ativa nem está a serviço dessa experiência.

4. Assinale a alternativa verdadeira.


  • Os materiais sintéticos são sucatas e devem ir para o lixo.
  • O código de barras foi inventado na década de 1970.
  • O plástico é uma ótima invenção que não prejudicou o meio ambiente.
  • As máquinas foram inventadas somente para ocupar o lugar dos homens.




FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

1. Os alunos possuem diferentes níveis de raciocínio.



·         De acordo com a Taxonomia de Bloom, os níveis são: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. A partir do que você aprendeu sobre os tipos de raciocínio da Taxonomia de Bloom, assinale a alternativa correta.

·          Dividindo o conhecimento em seis categorias, Bloom apresenta a síntese como o momento em que apenas se descreve informações que devem ser memorizadas.
·          De acordo com a Taxonomia de Bloom, a avaliação não implica julgar criticamente uma ideia complexa ou um problema.
·          Ao estabelecer uma forma de identificar raciocínios, Bloom não contribuiu para o conhecimento do domínio cognitivo.
·          Bloom estabeleceu uma forma de identificar raciocínios de baixo nível e raciocínios de alto nível.

2. "A cidadania é o enfoque principal posto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais em todos os seus volumes."



·         Sobre a concepção de cidadania nos PCN, assinale a opção incorreta.

·          Para se tornar um cidadão, é essencial que uma pessoa tenha um desenvolvimento crítico e participativo nos campos social, político e econômico.
·          Para terem suas necessidades atendidas, as pessoas precisam ser capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.
·          Para se tornar um cidadão, o indivíduo precisa de uma educação de qualidade.
·          Cidadania é a visão crítica que o indivíduo deve desenvolver para assim cobrar seus direitos e livrar-se de seus deveres políticos, civis e sociais.

3. Segundo Becker (2001), a pedagogia não diretiva caminha para o fracasso por não haver interação entre o ensino e o aprendizado.



·         a alternativa que explica essa relação entre o aluno e o professor.

·          O professor acredita que o aluno obterá novos conhecimentos a partir de sua ação construtiva.
·          O aluno, através de seus conhecimentos prévios, determina a ação do professor.
·          O aluno e o professor interagem juntamente sobre a construção do conhecimento.
·          O professor acredita que o aluno somente irá aprender a partir da repetição.

4. Associe o tipo de jogo às suas características. Atenção! As letras poderão ser repetidas.



·         Tipos de jogos Características
(a) Jogo de exercício.
(b) Jogo simbólico.
(c) Jogo com regras.

( ) Possibilita à criança imitar o mundo exterior de forma simbólica. Ex.: deslocar uma caixa imaginando ser um automóvel.
( ) Sua finalidade é a diversão.
( ) Exige regras estabelecidas pelo grupo.
( ) Há competição entre os jogadores.
( ) Não exige regras ou símbolos.
( ) Regulamentado por código transmitido de uma geração para outra. Ex.: jogos com bolas de gude.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:

·          a, a, b, c, c, b. 
·          b, a, c, c, a, c.
·          b, b, a, a, c, c.
·          c, c, a, a, b, b.
 


FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

1. Assinale a alternativa verdadeira.


  •  Percebemos no texto "Ensinando assuntos controversos" que há uma "verdade científica" na área de Ciências.
  •  Teorias conceituadas nunca são suplantadas por novos conhecimentos tempos depois.
  •  É importante que o professor seja capaz de propor discussões sobre temas polêmicos de domínio público.
  •  A aula "Ensinando assuntos controversos" não propõe estratégias para analisar informações divulgadas pela mídia.

2. Em relação às atividades lúdicas, assinale com a letra V as afirmações verdadeiras e com a letra F as falsas.



  • ( ) As atividades lúdicas devem ser incorporadas ao ensino de Ciências Naturais.
    ( ) Os brinquedos e jogos, no ensino de Ciências Naturais, devem se desenvolver sempre com uma intenção pedagógica.
    ( ) As atividades lúdicas devem ser desenvolvidas sem um objetivo preestabelecido.
    ( ) As características do conhecimento científico dificultam a utilização de atividades lúdicas no ensino de Ciências Naturais.
    ( ) Um critério para a escolha da atividade lúdica é a faixa etária dos alunos.

    A sequência correta é:

  •  F, V, V, F, F
  •  V, F, F, V, V
  •  F, F, V, V, F
  •  V, V, F, F, V

3. Observe atentamente o esquema abaixo.



  • <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>


  • Sobre o esquema, é correto afirmar que

    •  o fenômeno 2 é ocasionado pelo Sol, mas somente sobre as grandes massas de água de mares e oceanos.
    •  o fenômeno 1 representa a emissão de descargas elétricas que interferem na qualidade do solo.
    •  os fenômenos 1 e 2, apesar de estarem relacionados entre si, geram pouca interferência nos sistemas terrestres.
    •  o aquecimento solar é o principal responsável por fazer circular a água através dos subsistemas representados.

    4. A seguir, cada alternativa traz um posicionamento do professor/escola diante de seus alunos.



    • Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais, assinale a opção correta.

    •  Um professor de uma escola particular acaba não dando uma chance para um aluno que perdeu uma prova a pedido da diretoria, a qual alega que os pais do aluno estavam em atraso com a mensalidade da escola. A Ética é algo que se aprende no convívio e no respeito mútuo e esse não é um posicionamento ético da escola frente a esse aluno.
    •  Um aluno reclama de dor de cabeça para o professor. Este, por sua vez, sugere que o aluno tome uma aspirina. Essa atitude está correta, pois o professor está servindo de exemplo para os alunos, sugerindo a automedicação.
    •  Em uma aula da 7.ª, série sobre o aparelho reprodutor humano, uma aluna pergunta ao professor sobre como usar corretamente a camisinha. O professor diz que não poderá responder à sua pergunta; caso contrário, ele estaria estimulando a classe a ter relações sexuais. Essa atitude não condiz com o que prevê o tema transversal Orientação Sexual.
    •  Em uma sala de aula, o professor deve separar os alunos de acordo com sua raça e/ou religião. Assim, eles aprenderão a conviver com pessoas iguais a eles e evitarão serem alvos de preconceito e discriminação. Essa é a postura mais coerente do professor, tendo em vista a pluralidade cultural de sua turma.
    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

    1. Associe o tipo de jogo às suas características. Atenção! As letras poderão ser repetidas.



    • Tipos de jogos Características
      (a) Jogo de exercício.
      (b) Jogo simbólico.
      (c) Jogo com regras.

      ( ) Possibilita à criança imitar o mundo exterior de forma simbólica. Ex.: deslocar uma caixa imaginando ser um automóvel.
      ( ) Sua finalidade é a diversão.
      ( ) Exige regras estabelecidas pelo grupo.
      ( ) Há competição entre os jogadores.
      ( ) Não exige regras ou símbolos.
      ( ) Regulamentado por código transmitido de uma geração para outra. Ex.: jogos com bolas de gude.

      A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:

    •  a, a, b, c, c, b.
    •  c, c, a, a, b, b.
    •  b, b, a, a, c, c.
    •  b, a, c, c, a, c.

    2. Assinale a única afirmação incorreta no que se refere à Educação Ambiental.


    •  A percepção do homem como integrante do ecossistema Terra acarreta uma nova visão pedagógica do meio ambiente.
    •  As atividades no meio ambiente não devem servir apenas como estímulo mas, sim, possibilitar o desenvolvimento de novos comportamentos em relação ao meio ambiente.
    •  Somente se pode empregar o termo Educação Ambiental quando existem objetivos para o meio ambiente.
    •  O que se preconiza na nova visão pedagógica do meio ambiente é educar no meio.

    3. O método é a ordem imposta aos diferentes processos necessários para se alcançar um determinado fim ou um resultado esperado.



    • O método experimental, por exemplo, deve seguir as seguintes etapas:

    •  observação, problema, hipótese, experimentação e conclusão.
    •  problema, experimentação, observação e conclusão.
    •  problema, hipótese, observação e conclusão.
    •  observação, experimentação, hipótese e conclusão.

    4. Sobre o deslocamento de nosso planeta Terra pelo espaço sideral, podemos dizer que


    •  o movimento de rotação provoca as sensações de estações anuais.
    •  a Terra, além de girar em torno de si, também realiza um movimento em torno do Sol.
    •  a translação, também denominada revolução, gera a noção de dia e noite.
    •  a Terra gira ao redor de si mesma, enquanto o Sol gira ao seu redor.
    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

    1. Leia abaixo:



    • "À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades ou para buscar o poder, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos." Esse é apenas um dos problemas que afetam o meio ambiente. Uma das maneiras de se tentar prevenir demais danos à natureza é por meio da educação. Considerando-se o tema transversal Meio Ambiente, assinale a alternativa correta.

    •  O objetivo desse tema é justamente fazer com que o aluno entenda qual é o seu lugar e o seu papel na natureza e se torne um cidadão consciente.
    •  Questões sociais como a fome e a miséria nada têm a ver com o Meio Ambiente, pois pessoas pobres não consomem recursos naturais.
    •  O mais importante de tudo é saber separar o lixo reciclável; desse modo, os alunos poderão separar o lixo em casa.
    •  É por meio de aulas expositivas que o professor deve ensinar seus alunos a preservarem as matas e os animais.

    2. O professor precisa saber quais são os conhecimentos prévios dos alunos para


    •  avaliar que deficiências o trabalho do professor teve.
    •  evitar avaliar aqueles conhecimentos.
    •  evitar mencionar o assunto durante as aulas.
    •  verificar se há equívocos conceituais que possam ser abordados durante as aulas.

    3. Sobre o telencéfalo, é correto afirmar que


    •  possui dois hemisférios bastante desenvolvidos e é a sede da memória.
    •  é onde se situam os nervos espinhais.
    •  é onde se localiza o líquido raquidiano.
    •  é uma glândula localizada na base do cérebro.

    4. Por meio de aulas práticas os alunos constatam que


    •  o solo não pode ser usado diferentemente por um biólogo e por um geólogo.
    •  a formação do solo resulta da ação de fatores físicos, químicos e biológicos.
    •  as forças do intemperismo não transformam a natureza das rochas em solo.
    •  os solos são compostos por apenas um tipo de material.



    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

    1. Assinale a alternativa correta sobre a possibilidade de os argumentos vistos nos domínios públicos serem manipulados.


    • Para determinar a manipulação não é necessário saber qual é o raciocínio dos que argumentam.
    • A mídia, em assuntos controversos, não reflete e nem cria uma realidade para poder sobreviver.
    • Não existem estratégias utilizadas para manipular argumentos no que diz respeito a assuntos controversos.
    • É importante que os alunos saibam avaliar se a mídia se envolve em manipulação de argumentos.

    2. Sobre a água, é incorreto afirmar que


    • a maior parte da água líquida de nosso planeta é salgada.
    • é uma substância pura formada por moléculas de hidrogênio e de oxigênio.
    • alguns organismos não dependem dela.
    • na natureza, encontra-se na forma sólida ou líquida.

    3. Sobre a ludicidade é correto afirmar que


    • está presente somente nos jogos, esportes ou lazer.
    • a ludicidade é uma interação individual com o mundo.
    • os comportamentos lúdicos estão relacionados à infância.
    • a ludicidade está sempre em forma de jogo ou objeto.

    4. Segue abaixo:



    • Mapas em V são formas gráficas de ajudar os estudantes a entenderem melhor por que eles estão fazendo atividades de laboratório e como os cientistas geram novos conhecimentos nesse espaço. Esses mapas

    • não acrescentam muito em termos de avaliação, especialmente para os professores.
    • não direcionam a atenção dos alunos para perguntas, procedimentos e interpretação de dados.
    • possibilitam que os alunos avaliem o que eles já sabem, mas isso não significa muito, já que não afeta a qualidade do trabalho em laboratório.
    • ajudam os alunos a pensarem sobre o que eles sabem antes de começarem a investigação.


    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

    1. Mapas conceituais são diagramas propostos para mostrar como alguém entende um tópico em particular.



    • Os conceitos são circulados e unidos por traços a outros conceitos com os quais têm relação. Sobre esse método, é correto afirmar que

    •  por meio desse método, o professor consegue identificar as ideias preliminares e os conceitos equivocados dos alunos.
    •  dependendo do assunto que está sendo tratado, o mapa conceitual acaba tornando-se um diagrama confuso, mesmo que o professor tenha bastante experiência com seu uso.
    •  os problemas conceituais ou erros raramente aparecem nos mapas conceituais.
    •  ele serve para avaliar alunos com alto grau de inteligência visual. Os demais alunos não conseguiriam montar um mapa conceitual.

    2. Associe as metas estabelecidas por Hungerford para um programa de Educação Ambiental e os objetivos propostos.



    • Metas (Hungerford)
      (a) Meta 1: Fundamentos Ecológicos.
      (b) Meta 2: Problemas e Valores.
      (c) Meta 3: Investigação e Ação.
      (d) Meta 4: Treinamento e Aplicação.

      Objetivos propostos
      ( ) Os alunos deverão descrever um ecossistema local e apontar variáveis que contribuem para a manutenção do seu equilíbrio.
      ( ) Os alunos deverão atuar, colocando em prática ações que visem à solução de problemas ambientais da sua escola.
      ( ) Os alunos deverão identificar os problemas ocasionados aos ecossistemas pelas ações humanas.
      ( ) Os alunos deverão coletar dados a respeito dos principais problemas ambientais do bairro onde a escola está localizada.

      A sequência correta é:

    •  c, b, d, a.
    •  b, c, a, d.
    •  d, a, c, b.
    •  a, d, b, c.

    3. A visita, segundo Griffin e Simington, deve ser dividida em três momentos. Assinale a alternativa correta.


    •  Os três momentos devem ocorrer sempre na mesma ordem: exploração com o professor, exploração motivadora e confraternização, para que haja uma sequência no planejamento do professor.
    •  Durante a exploração motivadora, os alunos não podem explorar os ambientes da instituição. Devem estar atentos às observações e explicações do professor ou do guia.
    •  Durante a confraternização, os alunos fazem um lanche, podendo falar sobre o que foi visto durante o passeio, sem a avaliação do professor sobre problemas e interesses de cada aluno.
    •  Durante a exploração com o professor, os alunos acompanham-no, circulando pela instituição, voltados para o foco de observação e aprendizagem.

    4. Observe atentamente o esquema abaixo e assinale a alternativa correta.



    • <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>

    •  O esquema representa um mecanismo regulador denominado de retroalimentação.
    •  A produção de tiroxina não sofre influência do hipotálamo.
    •  A tiroxina é um hormônio que não influi na produção do hormônio (X) hipotalâmico.
    •  O hipotálamo gera o hormônio (Y), apesar de a glândula hipófise regular sua concentração no sangue.


    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

    1. Para minimizar os efeitos medo e nojo, o professor pode


    •  imergir na atividade fazendo com que todos participem. O aluno que não participar deve ter a nota reduzida, assim ele aprenderá a participar.
    •  fazer o aluno segurar e tocar no animal. Só assim perde-se o medo ou o nojo daquele animal.
    •  selecionar apenas os alunos que não têm nojo para participar da atividade.
    •  criar uma atividade alternativa, sem avisar que é para os alunos que têm medo, assim eles poderão participar de alguma forma.

    2. Observe atentamente o esquema abaixo.



    • <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>


  • Sobre o esquema, é correto afirmar que

    •  o aquecimento solar é o principal responsável por fazer circular a água através dos subsistemas representados.
    •  o fenômeno 2 é ocasionado pelo Sol, mas somente sobre as grandes massas de água de mares e oceanos.
    •  o fenômeno 1 representa a emissão de descargas elétricas que interferem na qualidade do solo.
    •  os fenômenos 1 e 2, apesar de estarem relacionados entre si, geram pouca interferência nos sistemas terrestres.

    3. Durante o processo de ensino-aprendizagem no ensino sobre plantas, o que é proporcionado aos alunos?


    •  As plantas são insensíveis às mudanças climáticas.
    •  Uma formação inconsciente e responsável sobre os organismos vivos.
    •  Que não há reprodução no mundo das plantas, só no mundo dos animais.
    •  Reconhecimento de vários aspectos da vida dos organismos vivos.

    4. A seguir, cada alternativa traz um posicionamento do professor/escola diante de seus alunos.



    • Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais, assinale a opção correta.

    •  Um professor de uma escola particular acaba não dando uma chance para um aluno que perdeu uma prova a pedido da diretoria, a qual alega que os pais do aluno estavam em atraso com a mensalidade da escola. A Ética é algo que se aprende no convívio e no respeito mútuo e esse não é um posicionamento ético da escola frente a esse aluno.
    •  Em uma aula da 7.ª, série sobre o aparelho reprodutor humano, uma aluna pergunta ao professor sobre como usar corretamente a camisinha. O professor diz que não poderá responder à sua pergunta; caso contrário, ele estaria estimulando a classe a ter relações sexuais. Essa atitude não condiz com o que prevê o tema transversal Orientação Sexual.
    •  Em uma sala de aula, o professor deve separar os alunos de acordo com sua raça e/ou religião. Assim, eles aprenderão a conviver com pessoas iguais a eles e evitarão serem alvos de preconceito e discriminação. Essa é a postura mais coerente do professor, tendo em vista a pluralidade cultural de sua turma.
    •  Um aluno reclama de dor de cabeça para o professor. Este, por sua vez, sugere que o aluno tome uma aspirina. Essa atitude está correta, pois o professor está servindo de exemplo para os alunos, sugerindo a automedicação.
    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

    1. De acordo com as metas de Hungerford, para orientação sobre Educação Ambiental nas escolas, podemos afirmar que a


    •  meta 3 refere-se à investigação de novas espécies encontradas no meio ambiente.
    •  meta 1 representa os fundamentos ecológicos que buscam fornecer aos alunos conhecimentos pedagógicos sobre temas ambientais.
    •  meta 4 busca treinar os alunos para atuarem como futuros estudiosos da área de Ciências e do meio ambiente.
    •  meta 2 representa as ações individuais influenciando na relação entre qualidade de vida e qualidade do meio ambiente.

    2. Assinale com a letra V as afirmações verdadeiras e com a letra F as falsas.



    • ( ) A presença de carbono na atmosfera é essencial para garantir que a temperatura oscile dentro dos limites necessários para a existência da vida no planeta.
      ( ) O carbono forma uma redoma protetora que aprisiona parte das radiações vindas do Sol e mantém a temperatura da superfície dentro de um gradiente ideal para os seres vivos.
      ( ) O desmatamento e a construção de cidades com pouco verde e muito concreto pouco têm a ver com as alterações climáticas.
      ( ) O excesso de carbono na atmosfera causa o fenômeno conhecido como efeito estufa.
      ( ) Muitos fenômenos climáticos são naturais e não há previsões de que as ações do homem venham a ter um peso significativo nas variações climáticas.

      A ordem correta de preenchimento dos parênteses acima é:

    •  F, V, V, F, V
    •  F, V, F, F, V
    •  V, F, V, V, F
    •  V, V, F, V, F

    3. O conhecimento científico


    •  é habitualmente obscuro e pouco preciso.
    •  é comunicável graças à exatidão e à clareza com que é formulado.
    •  registra os fatos, fixa-se neles e pouco procura explicá-los ou estabelecer relações com outros fatos.
    •  é dogmático justamente porque reconhece ser infalível.

    4. Há professores que acreditam que eles ensinam e os alunos aprendem, isto é, que o conhecimento pode ser transmitido para os alunos.



    • Acreditam numa determinada epistemologia em que o indivíduo, ao nascer, nada tem em termos de conhecimento - é uma folha em branco, uma tábula rasa. A esse pressuposto epistemológico, dá-se o nome de

    •  racionalismo.
    •  empirismo.
    •  humanismo.
    •  apriorismo.




    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

    1. Como se pode medir a velocidade da correnteza de um rio?


    ·          A bolinha é solta na água e o cronômetro ligado, o barbante marca a distância percorrida em 30 segundos. Uma trena mede a distância percorrida. Calcula-se a velocidade dividindo a distância percorrida por 30. 
    ·          Soltando uma bolinha de tênis na água para ver aonde ela vai, daí mede-se a distância.
    ·          Usa-se uma trena ou um barbante para medir a distância entre as duas bordas do rio. O cronômetro vai medir o tempo que levou para andar de um lado para outro.
    ·          Coloca-se o cronômetro dentro da água e aperta, deixa-se apertado por um minuto e observa-se o resultado.

    2. Por que ensinar Ciências? Assinale a alternativa incorreta.


    ·          O conhecimento escolar é público, no sentido de que foi elaborado e sistematizado socialmente.
    ·          Não ensinar Ciências, alegando incapacidade intelectual dos alunos, constitui uma forma de discriminação social.
    ·          Ensinando Ciências, a escola estará formando cidadãos conscientes e responsáveis.
    ·          É um direito de todos ter uma formação científica para o desenvolvimento do raciocínio subjetivo, mas sem a preocupação com a autonomia dos alunos.

    3. As máquinas simples são exemplos de equipamentos que


    ·          precisam ser aperfeiçoados para serem empregados em benefício humano.
    ·          utilizam a força humana para complementar seu efeito.
    ·          baseiam-se no fundamento de reserva energética e do princípio da comodidade humana.
    ·          produzem economia de energia humana, já que transmitem ou modificam o emprego de sua força.

    4. Sobre o sistema respiratório, assinale a alternativa correta.


    ·          A expiração é um movimento de contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
    ·          A inspiração é um movimento de relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
    ·          É um sistema fisiológico em que os organismos vivos soltam oxigênio e inalam gás carbônico.
    ·          A respiração é uma das funções essenciais do nosso organismo, fornecendo oxigênio ao sangue.
     
    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

    1. Na meta 1 - fundamentos ecológicos - os alunos deverão

    ·         ( ) coletar dados a respeito das condições dos rios em sua cidade.
    ·         (X) descrever um ecossistema e suas variações positivas na manutenção do seu equilíbrio.
    ·         ( ) descrever os ecossistemas que estão ameaçados pelas ações humanas.
    ·         ( ) atuar no sentido de transformar a sala de aula em um ambiente educativo.

    2. Leia abaixo:

    ·         "A importância da experiência na aquisição do conhecimento é enfaticamente definida por Dewey (1959) na medida em que ele afirma que todo conhecimento provém da experiência e essa experiência ensina-nos que tudo muda, que nada há de estável no domínio da matéria e no domínio dos espíritos." Sobre os princípios de Dewey, é correto afirmar que
    ·         (X) o ato de pensar segue os seguintes princípios: percepção e definição do problema; sugestões de possíveis soluções; comprovação e aceitação das hipóteses.
    ·         ( ) o homem só começa a pensar quando se encontra frente às facilidades.
    ·         ( ) a ideia não é uma função elaborada pela experiência ativa nem está a serviço dessa experiência.
    ·         ( ) a aprendizagem tem como ponto de partida uma dificuldade que sempre é superada.

    3. A professora Raquel avaliou três livros de Ciências.

    ·         O primeiro continha muitas figuras, o texto era escasso e as atividades eram praticamente só questionários. O segundo, com uma quantidade razoável de textos, figuras e atividades que envolvem questões e pesquisas. No terceiro livro, o texto era extenso, muitas figuras, atividades de pesquisa, poucos questionários, muitas atividades que envolvem temas sociais e tecnológicos, experiências e textos complementares. Que análise se pode fazer dos livros acima descritos?
    ·         ( ) O segundo livro é melhor do que o terceiro, por apresentar menos textos, mesmo contendo menos tipos de atividades. O primeiro não pode ser classificado, pois a descrição é muito vaga.
    ·         (X) O primeiro livro é melhor do que o segundo, por apresentar mais figuras; o terceiro livro é o melhor de todos por apresentar muitos tipos de atividades, figuras, textos e abordar temas sociais.
    ·         ( ) As atividades encontradas em todos os livros não podem ser consideradas na pesquisa, pois a avaliação é feita através do texto em si.
    ·         ( ) Para dar um parecer final, é necessário avaliar o conteúdo dos textos, pois não é só a quantidade, mas também a qualidade dos textos que deve ser avaliada. (correta)

    4. Sobre a energia, podemos afirmar que

    ·         ( ) não convivemos com várias formas de energia no nosso dia a dia.
    ·         ( ) a energia mecânica pode ser transformada em luz, som ou calor.(correta)
    ·         ( ) a energia química é encontrada apenas nos combustíveis.
    ·         (X) a fonte secundária de energia do planeta é a luz solar.FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

    1. Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar que



    • o cruzamento assexuado é aquele que gera as plantas a partir das sementes.
    • para germinar as sementes possuem as mesmas necessidades umas das outras.
    • o processo reprodutivo pode ser visto por meio de sementes e também por partes dos vegetais.
    • as plantas geradas por meio da semente são idênticas à planta mãe e as geradas pelas partes são diferentes.

    2. A Pedagogia Relacional é a mais indicada para o ensino de Ciências. Por quê?



    • Porque a interação entre aluno e professor é mínima, otimizando a aprendizagem e facilitando a postura neutra que ambos devem ter diante do conhecimento científico.
    • Porque o conhecimento inicia-se quando há o interesse por ele. Pode-se dizer que aqui a interação entre aluno e professor é máxima.
    • Porque o professor consegue fazer com que seus alunos assimilem tudo o que ele falou em sala de aula, e transcrevam com exatidão as respostas na prova.
    • Porque as aulas são planejadas anteriormente, o que é imprescindível para se ensinar as verdades científicas das quais os alunos nada sabem.

    3. Por meio de aulas práticas os alunos constatam que



    • as forças do intemperismo não transformam a natureza das rochas em solo.
    • o solo não pode ser usado diferentemente por um biólogo e por um geólogo.
    • a formação do solo resulta da ação de fatores físicos, químicos e biológicos.
    • os solos são compostos por apenas um tipo de material.

    4. Para os diversos experimentos possíveis, são muitos os recursos que podem ser usados nas aulas de Ciências.



    Alguns bastante sofisticados e caros, outros simples e de baixo valor. Mas o importante é construir conceitos a partir dos experimentos. Assinale a alternativa que apresenta a concepção que está na base dessa afirmaç

    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

    1. O que acontece com a magnetita quando a aproximamos do papel alumínio?


    •  Não atrai, pois a magnetita não atrai o alumínio.
    •  É atraída, pois a magnetita puxa objetos finos e leves.
    •  É atraída somente no lado brilhante, pois o lado fosco é papel.
    •  É atraída, pois a magnetita gruda em objetos prateados.

    2. Sobre o sistema digestivo, assinale a alternativa verdadeira.


    •  O sistema digestório é formado por um curto tubo musculoso.
    •  As glândulas anexas têm a função de retirar os nutrientes dos alimentos.
    •  O sistema digestório não está associado a órgãos e glândulas.
    •  A digestão é um conjunto de reações orgânicas.

    3. Ao planejar uma visita dirigida a uma instituição não formal de médio ou grande porte, ou com grande diversidade de exibições, o professor deve


    •  evitar planejar a atividade, já que os alunos estão fora da sala de aula e devem relaxar e aproveitar o dia.
    •  evitar visitar cada uma das exibições para poupar os alunos do excesso de informações.
    •  aproveitar ao máximo a visita e conhecer todas as exibições e seus conteúdos porque essa é uma oportunidade única.
    •  dar um tempo para que os alunos circulem livremente pela instituição, para despertar a curiosidade em novos conteúdos e conhecimentos.

    4. Para os diversos experimentos possíveis, são muitos os recursos que podem ser usados nas aulas de Ciências.



    • Alguns bastante sofisticados e caros, outros simples e de baixo valor. Mas o importante é construir conceitos a partir dos experimentos. Assinale a alternativa que apresenta a concepção que está na base dessa afirmação.

    •  Construtivismo.
    •  Humanismo.
    •  Liberalismo.
    •  Nacionalismo.

    3 comentários :

    1. . O que acontece com a magnetita quando a aproximamos do papel alumínio?

      • É atraída, pois a magnetita gruda em objetos prateados.
      • É atraída, pois a magnetita puxa objetos finos e leves.
      • É atraída somente no lado brilhante, pois o lado fosco é papel.
      • Não atrai, pois a magnetita não atrai o alumínio. (Correta )

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    2. 1. [QuestãoID 49255] O efeito novidade numa visita dirigida ocorre quando os alunos

      não têm familiaridade com o local visitado, por isso tenderão a exagerar no comportamento exploratório interferindo na aprendizagem predeterminada pelo professor.
      concentram-se na atividade organizada pelo professor porque é novidade e eles gostam.
      procuram preencher as fichas entregues pelo professor e observar os panfletos do local visitado para conhecer as novidades.
      visitam o endereço eletrônico da instituição antes da visita para identificar as novidades que o local pode oferecer.
      2. [QuestãoID 49282] A seguir, cada alternativa traz um posicionamento do professor/escola diante de seus alunos.


      Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais, assinale a opção correta.

      Em uma aula da 7.ª, série sobre o aparelho reprodutor humano, uma aluna pergunta ao professor sobre como usar corretamente a camisinha. O professor diz que não poderá responder à sua pergunta; caso contrário, ele estaria estimulando a classe a ter relações sexuais. Essa atitude não condiz com o que prevê o tema transversal Orientação Sexual.
      Um aluno reclama de dor de cabeça para o professor. Este, por sua vez, sugere que o aluno tome uma aspirina. Essa atitude está correta, pois o professor está servindo de exemplo para os alunos, sugerindo a automedicação.
      Um professor de uma escola particular acaba não dando uma chance para um aluno que perdeu uma prova a pedido da diretoria, a qual alega que os pais do aluno estavam em atraso com a mensalidade da escola. A Ética é algo que se aprende no convívio e no respeito mútuo e esse não é um posicionamento ético da escola frente a esse aluno.
      Em uma sala de aula, o professor deve separar os alunos de acordo com sua raça e/ou religião. Assim, eles aprenderão a conviver com pessoas iguais a eles e evitarão serem alvos de preconceito e discriminação. Essa é a postura mais coerente do professor, tendo em vista a pluralidade cultural de sua turma.
      3. [QuestãoID 49338] Sobre a energia, podemos afirmar que

      a energia química é encontrada apenas nos combustíveis.
      a fonte secundária de energia do planeta é a luz solar.
      a energia mecânica pode ser transformada em luz, som ou calor.
      não convivemos com várias formas de energia no nosso dia a dia.
      4. [QuestãoID 49287] Sobre a utilização de experimentos para o ensino de Ciências, é correto afirmar que

      para tornar a aula mais aproveitável, é preciso que os alunos recebam seus guias de experimentos prontos, já que não têm competência para essa tarefa.
      experimentos são muito perigosos e, por isso, devem ser evitados.
      a autonomia dos alunos na experimentação torna-se mais ampla quanto mais eles participam da elaboração de seu guia ou protocolo, realizam por si mesmos as ações, fazem suas anotações e discutem os resultados.
      em uma aula de laboratório, o objetivo principal é a observação. A discussão dos resultados não cabe aos alunos.

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      1. Olá obrigada por sua visita.
        Você tem as respostas?
        Abraços e bons estudos.

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