ESCOLA E
SOCIEDADE
1. DE ACORDO COM AS IDÉIAS
DE MICHEL MAFFESOLI, ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.
- I. O querer-viver é uma forma de expressão irreprimível dos desejos humanos.II. O dever-ser é antagônico ao querer-viver.III. O querer-viver é a normalização dos hábitos por meio das regras de conduta.Podemos afirmar que:
- As alternativas II e III
estão corretas.
- Somente a alternativa I está
correta.
- As alternativas I e II estão corretas.
- Somente a alternativa II
está correta.
2. QUANDO NOTAMOS ESCOLAS
COM ALTOS MUROS, GRADES E PORTÕES PESADOS, PODEMOS CONCLUIR QUE:
- a indisciplina tende a ser
contornada em escolas com essa aparência, pois instaura-se o sentimento de
repressão.
- essa estrutura, apesar de
não ser a mais recomendada, é a única expressa segurança e bem estar para
os alunos.
- a arquitetura das escolas
não é a mais agradável, mas isso não afeta diretamente o processo de
ensino-aprendizagem.
- a aparência estética da escola,
assemelhando-se a um cativeiro, pode propiciar um sentimento de revolta
dos alunos.
3. ANALISE AS AFIRMAÇÕES
ABAIXO SOBRE A ATITUDE CRÍTICA.
- I. A atitude crítica coloca a prova tanto o sujeito quanto o objeto.I. A atitude crítica é destrutiva, pois se concentra em diminuir o valor das coisas.III. A atitude crítica, por sua negatividade, é inadequada para a educação.Podemos afirmar que:
- Somente a alternativa II
está correta.
- As alternativas II e III
estão corretas.
- Somente a alternativa I está correta.
- As alternativas I e II estão
corretas.
4. SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA
AS ESCOLAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
- trata-se de um problema
disciplinar grave, no qual os alunos que não se adaptam às regras
escolares, ao serem desligados da escola, investem violentamente contra
essa.
- trata-se de uma forma de
revolta contra o Estado, no qual as pessoas, alheias à escola, que possuem
várias ordens de descontentamento social reagem de modo violento.
- trata-se de um problema
social complexo, fundamentalmente resultante de pessoas que não tiveram
acesso à escola e que se revoltam contra os outros que puderam estudar.
- trata-se de um problema de várias raízes,
protagonizado tanto por alunos da própria escola como por pessoas
residentes no entorno.