CURRÍCULO ESTRUTURADO: IMPLEMENTAÇÃO DE
PROGRAMAS PEDAGÓGICOS N2
1. A função social da
escola é desenvolver o processo de socialização do aluno. Nesta perspectiva,
são dois os objetivos prioritários deste processo
- promover melhoria geral de
seu comportamento e ingresso no mercado de trabalho.
- proporcionar interação com
os demais no contexto escolar e melhorar as relações familiares.
- incorporação do aluno no mundo do trabalho e
formação do cidadão para intervenção na vida pública.
- incorporação da família na
escola e na atitude política.
2. A ação educativa da
escola inclui
- evitar que a alfabetização e
a construção de conceitos matemáticos tornem o aluno crítico.
- a limitação do processo de
aprendizagem, pois, se os conteúdos não forem devidamente apresentados,
poderão desenvolver um cidadão deslocado na sociedade.
- preparar
o aluno para que, na convivência com os valores econômicos e sociais
dominantes, possa percebê-los, refletir e redimensioná-los às suas reais
proporções e repercussões.
- a reprodução dos valores
sociais e econômicos dominantes, de forma que o aluno perceba que já estão
estabelecidos e não devem ser questionados.
3. Falar em diversidade e
currículo é falar de
- hierarquia, desigualdade e
poder.
- predisposição, exercício e
reforçamento.
- gênero, planejamento e
avaliação.
- diferença, subjetividade e singularidade.
4. A frase "Poderás
levar o cavalo à água, mas não poderás fazê-lo beber" pode ser entendida
quando pensamos na educação como
- não há como fazer uma
correlação com a educação ou a aprendizagem escolar.
- o professor não pode fazer
nada para incentivar a aprendizagem do aluno.
- o professor é o cavalo e
deve beber água.
- uma pessoa não pode aprender pela outra, mas
pode facilitar o seu aprendizado.